Dúvidas frequentes.

Aqui você encontra várias respostas para tirar suas dúvidas de um jeito fácil.

O que é o Magalu Ads?

Magalu Ads é a ferramenta desenvolvida para marcas e parceiros patrocinarem produtos específicos, colocando-os em posições de destaque nas plataformas do Magazine Luiza.

Os anúncios patrocinados aparecem de forma contextualizada de acordo com navegação do cliente em diversos momentos da jornada de compra, sendo no site, mobile ou Super App Magalu.

Portanto, essa solução permite que seus produtos apareçam para ainda mais pessoas realmente interessadas, levando mais tráfego para seus produtos e ajudando a aumentar suas vendas!

Como funciona?

Para quem deseja dar mais visibilidade aos produtos, Magalu Ads é uma excelente solução, pois atua de acordo com a navegação do cliente. Isso significa que os seus anúncios irão aparecer para os clientes que realmente têm potencial interesse naquele tipo de produto e, de alguma forma, já buscaram por itens iguais ou similares nas plataformas do Magalu.

Ao entrar na ferramenta, primeiramente coloque a quantidade de saldo desejada para começar a veicular a sua campanha. Saiba como em Como coloco saldo na conta e quais as formas de pagamento?. Em seguida, clique em “Minhas campanhas” e, em seguida, em “Criar campanha”. Lá você encontrará todo o seu portfólio de produtos e poderá escolher os que pretende anunciar. Para entender o passo a passo detalhado, veja Por onde começo? Como configuro uma campanha de anúncios?.

Acompanhe com frequência as suas campanhas, observe item a item com atenção e certifique-se que os seus produtos estão com preço e frete competitivos, além de uma descrição bem completa. O Magalu Ads estará levando tráfego para seus produtos e ajudando a aumentar suas vendas!

Como coloco saldo na conta e quais as formas de pagamento?

Para adicionar saldo, é preciso ter uma conta no Magalu Pagamentos, assim como saldo disponível. Acesse sua conta Magalu Ads, clique em “Saldo e extrato” no cabeçalho e, em seguida, no botão “Adicionar saldo”.

Selecione entre as opções predefinidas o valor que deseja adicionar ou digite o valor desejado. Esse valor será debitado da sua conta Magalu Pagamentos e transferido ao Magalu Ads para veiculação das suas futuras campanhas de anúncios patrocinados. Nessa mesma tela é possível visualizar o saldo disponível no Magalu Pagamentos e, ao lado, a prévia do extrato da transação.

Para verificar se o saldo foi disponibilizado, acesse a conta e clique em “Saldo e extrato” no cabeçalho. O saldo apontado como “Disponível” é o que você pode utilizar nas suas próximas campanhas, ok? O que aparece como “Comprometido” já estará sendo consumido por campanhas ativas.

Vale mencionar que o saldo do Magalu Pagamentos poderá demorar algumas horas para ser atualizado. A quantia transferida não poderá ser reembolsada.

Lembrando que você só vai pagar quando houver o clique! Se o usuário visualizar e não clicar, não haverá nenhum desconto do seu saldo.

Há emissão de NF?

Sim! Com Magalu Pagamentos, uma Nota Fiscal é emitida automaticamente.

Quanto de investimento é preciso para começar?

O investimento mínimo para uma campanha é de R$50 (e o período mínimo é de 5 dias), mas o ideal depende de cada campanha e de cada categoria.

Comece a testar para ver o que funciona para a sua campanha!

Como criar a campanha ideal?

Nossa recomendação é que você acompanhe o termômetro de nível de exposição, que fica na última etapa de criação da campanha - “Duração e orçamento”. Após definir o período e a verba destinada, você verá a audiência estimada e esse termômetro, que basicamente projeta o potencial de visibilidade da sua campanha de acordo com os parâmetros definidos por você acima.

O ideal é que a marcação esteja em “Ótimo”, ou seja, nem muito restrito (o que indica muitos produtos para pouco orçamento ou orçamento restrito demais para o período selecionado) e nem muito amplo (com orçamento maior do que o necessário para a quantidade de produtos). A marcação “Ótimo” significa distribuição balanceada entre duração e orçamento para que a campanha tenha potencial de visibilidade.

É importante ressaltar que essa marcação aumenta as chances dos seus anúncios serem vistos, mas não garante vendas. Para dicas de como vender mais e melhor no Magalu, conheça os cursos no nosso site UniMagalu.

Por onde começo? Como crio uma campanha de anúncios patrocinados?

Uma campanha é um conjunto de anúncios patrocinados com o intuito de atingir um único objetivo. Qual é o objetivo da sua campanha? Pense nisso antes de começar e garanta melhores resultados! Exemplos: testar atratividade, aumentar vendas, girar estoque, etc.

Agora vamos ao passo a passo para criação de uma campanha:
  1. Clique em “Minhas campanhas” e, em seguida, em “Criar campanha”.
  2. Selecione os produtos que deseja promover.
    • Dica 1: sempre escolha para as suas campanhas produtos mais vendidos, pois são itens já validados com o comprador e, por isso, com maior chance de conversão à medida que tiver mais exposição. Você também pode ordenar a lista de produtos por mais bem avaliados, lançamentos ou preço!
    • Dica 2: é importante que os anúncios selecionados em uma campanha tenham conexão entre si e conversem com o objetivo definido inicialmente.
    • Dica 3: Recomendamos que você promova no máximo 10 produtos por campanha, dessa forma você garante que cada um tenha um mínimo de chances de aparecer e fica mais fácil também avaliar os resultados.
    • Dica 4: É de extrema importância que os anúncios promovidos sejam atrativos! Anúncios com fotos, avaliações, descritivos completos, ótimos preços e condição de entrega têm mais chance de vender! Se você acredita que ainda pode melhorar essa atratividade, que tal trabalhar nisso para as próximas campanhas? ;) Saiba como começar vender mais e melhor no Magalu clicando aqui.
  3. Defina duração e orçamento! Escolha por quantos dias deseja veicular seu anúncio e qual a verba total para o período. Saiba mais sobre orçamento em Quanto de investimento é preciso para começar? e Eu consigo determinar um orçamento diário? Como faço isso?.
    • Dica 1: você pode brincar com cada linha antes de bater o martelo na melhor definição para a sua campanha.
    • Dica 2: na lateral direita, mostramos para você uma prévia de como seu anúncio vai aparecer. Legal, né?
    • Dica 3: após definir o período de campanha e a verba destinada, você verá a audiência estimada e o nível de exposição antes de seguir.
Acompanhe os resultados:
  • Agora é só acompanhar os resultados! Clique em “Minhas campanhas” no cabeçalho e clique na campanha que deseja acompanhar. Se precisar de ajuda para entender as métricas, fale com a gente pelo chat dentro da área logada! Procure por um ícone com ponto de interrogação.

Para que serve? Por que eu deveria anunciar?

Anúncios patrocinados servem como uma injeção de visibilidade para os seus produtos, o que aumenta o potencial de que ele seja visto, clicado e, consequentemente, vendido.

Estar no Magalu Marketplace significa participar de um dos canais de vendas que mais cresce no varejo online brasileiro. Você aproveita a estrutura, o marketing e a confiança que a marca transmite para vender seus produtos com pouca burocracia e consegue patrociná-los com um baixo investimento.

Se você ainda não está convencido, temos um argumento a mais: você só paga quando há chance real de conversão do usuário, ou seja, quando ele clica. Saiba mais sobre isso em Quanto eu vou pagar? Há alguma taxa? ou em Quanto custa um clique? Eu consigo determinar o quanto quero pagar por um clique?.

Quanto eu vou pagar? Há alguma taxa?

É importante que você saiba que nunca vai pagar mais do que tiver destinado à campanha. E que não importa quantas vezes seu anúncio patrocinado seja visto pelos usuários, você só pagará pelos cliques no anúncio patrocinado.

Você pagará pelo custo por clique (CPC) da sua categoria no período, ou seja, pelo preço do clique em anúncios da sua categoria durante o período de divulgação paga. Saiba mais clicando em Eu consigo determinar um orçamento diário? Como faço isso?.

É importante dizer que não há nenhuma taxa - seja para inclusão de saldo, configuração e gerenciamento da campanha ou acompanhamento de resultados. E se sobrar saldo na campanha após o término, ele volta como saldo disponível no Magalu Ads.

Como eu meço e acompanho os resultados?

Nós recomendamos fortemente que você acompanhe com frequência os resultados da sua campanha de anúncios pagos! É importante entender como cada produto está se saindo e avaliar os próximos passos conforme os dias vão passando.

Na aba “Minhas campanhas”, que fica no cabeçalho, você consegue visualizar todas as suas campanhas patrocinadas. Para avaliar uma campanha em específico, primeiro clique nela. Uma nova página com todos os produtos/anúncios dessa campanha se abrirá e será possível visualizar tanto números gerais dessa campanha quanto as métricas de cada anúncio patrocinado individualmente.

Nosso time recomenda que você tenha cuidado ao avaliar períodos muito curtos e métricas isoladas do contexto, principalmente quando há muitos produtos na mesma campanha.

Está com dúvidas sobre as métricas? Leia “O que significam as métricas que aparecem pra mim? (receita assistida, impressões, cliques, etc)”.Se ainda precisar de ajuda, temos um chat na área logada - procure um ícone com um ponto de interrogação.

Qual é a diferença entre o Magalu Ads no portal do Marketplace e esse?

Ambas as plataformas são iniciativas para anunciantes e parceiros do Magalu que queiram aumentar visibilidade e vendas de seus produtos ativos. Elas viabilizam o patrocínio de anúncios para que fiquem com mais destaque no Marketplace.

O Magalu Ads que temos hoje de forma aberta é o que você vê no dashboard do anunciante na área de Marketplace.

Já o Magalu Ads Beta (https://ads.magalu.com) é uma nova plataforma, que está em fase de testes e com acesso limitado a poucos anunciantes. Com ela, buscamos oferecer uma experiência ainda mais simples e intuitiva para que o anunciante consiga patrocinar seus produtos e conseguir mais resultados. Somado a isso, o Magalu Ads Beta é responsivo para o SuperApp Magalu, além do desktop e mobile, enquanto a Magalu Ads funciona apenas para o site.

Essas perguntas e respostas (FAQ) são referentes ao Magalu Ads Beta. Clique aqui para saber mais sobre essa solução - que em breve estará aberta a todos os anunciantes - ou, para acessar o FAQ do Magalu Ads disponível hoje no marketplace, clique aqui.

Quanto custa um clique? Eu consigo determinar o quanto quero pagar por um clique?

O custo do clique (CPC) pode variar no decorrer da campanha, normalmente fica entre R$0,30 e R$3, mas não há como ter o custo exato previamente.

Você pagará pelo CPC da sua categoria no período, ou seja, pelo preço do clique em anúncios da sua categoria durante o período de divulgação paga. Exemplo: o CPC da categoria Mercado pode ser R$0,85 enquanto o da categoria Moda é R$2,60, no mesmo período.

A variação do CPC poderá ser observada no próprio dashboard da plataforma, que é atualizado a cada 4 horas. Por enquanto ainda não é possível determinar um teto ou aumentar o lance para ter mais exposição.

Eu consigo determinar um orçamento diário? Como faço isso?

É possível definir apenas o orçamento total para o período durante a criação da campanha.

Após selecionar os produtos/anúncios a serem patrocinados na campanha, há a fase de definição de duração e orçamento. Nessa etapa você pode determinar o valor diário ou o valor total para o período.

O valor diário é uma referência, serve como um guia. Ele será distribuído ao longo do dia, mas não é cravado em pedra: oportunidades de exposição podem surgir e queremos que seu produto apareça! Por conta disso, buscando maximizar a exposição do anúncio patrocinado, pode haver uma pequena variação no valor diário definido na configuração da campanha.

A campanha gastou mais que o previsto em orçamento. Serei cobrado por isso?

Caso o orçamento consumido apareça acima do que foi definido na configuração da campanha, não se preocupe. Isso significa que nós não interrompemos a distribuição dos anúncios patrocinados quando a verba acabou e quem arca com esse custo adicional é o Magalu, você não pagará nada além do orçamento diário ou total definido.

É possível alterar o valor diário ou total da campanha com ela em andamento?

Caso seja necessário alterar o orçamento no meio da campanha, você pode entrar na campanha desejada e clicar em “editar campanha”. Após a alteração de duração ou orçamento, aperte em SALVAR.

Importante! Uma vez que os seus anúncios foram gastos, não é possível reduzir o orçamento para menos do que já consumiu, ok?

O que se deve escrever no nome da campanha? Isso aparece para o comprador?

O nome da campanha não aparece para o comprador e não fica visível em nenhum local do marketplace, é apenas para você! Conforme o número de campanhas aumenta pode ficar difícil encontrar alguma campanha específica se os nomes não seguirem alguma lógica, se o painel não estiver organizado e intuitivo.

Criar campanhas que sigam o mesmo padrão é um dos mecanismos existentes para você conseguir se organizar e otimizar o tempo de gestão dessas campanhas. Pense no padrão que faz sentido de acordo com o seu universo e siga ele daí por diante.
Exemplos: colocar entre parênteses no início a categoria dos produtos patrocinados e o período de campanha: “(Relógios) Dezembro” ou então o período festivo em que àquela campanha foi configurada para ser veiculada, como "Campanha Dia das Mães".

Quando uma venda é atribuída à minha campanha?

Uma venda é atribuída à sua campanha quando, após o clique do usuário no seu anúncio patrocinado, ele comprar o produto desse anúncio (venda direta) ou outro produto do seu catálogo (venda assistida). Saiba mais sobre esse assunto em Como funciona a atribuição da receita das minhas campanhas e o que compõe a ”Receita por publicidade”?.

Muitas vezes existe um intervalo entre a interação com o anúncio e a venda em si - esse período é chamado de janela de atribuição. No Magalu Ads consideramos uma janela de atribuição de até 30 dias, ou seja, apenas vendas realizadas em até 30 dias após o clique no anúncio patrocinado que serão consideradas.

O que significam as métricas que aparecem pra mim? (receita assistida, impressões, cliques, etc)

Sobre as métricas gerais da campanha:
  • Orçamento consumido: é o que já foi consumido do orçamento até o momento.
  • Itens vendidos: quantidade de itens (SKUs) vendidos por meio dos anúncios patrocinados. Saiba mais em Quando uma venda é atribuída a minha campanha?
  • Receita por publicidade: faturamento total das vendas influenciadas pela campanha, ou seja, a receita absoluta (direta e assistida) gerada pelos anúncios patrocinados da campanha. Leia mais em Como funciona a atribuição da receita das minhas campanhas e o que compõe a ”Receita por publicidade”?.
  • Investimento sobre receita: é o custo total da campanha dividido pela receita gerada. Por exemplo, um investimento sobre receita de 11% significa que a cada R$100 em receita gerada pelo Magalu Ads, você teve um gasto de R$11, ou seja, quanto menor for essa métrica, melhor é a rentabilidade da sua campanha!
    • Dica: de modo geral, campanhas com investimento sobre receita entre 5% e 15% apresentam alta rentabilidade, e entre 15% e 30% são campanhas com potencial de melhora, uma vez que ajustes sejam feitos nas campanhas e nos anúncios patrocinados. Vale lembrar que esses são apenas valores de referência, que podem variar de acordo com a competitividade da categoria e sazonalidades do mercado.
E aí temos as métricas específicas dos anúncios patrocinados, que aparecem na tabela dos anúncios da campanha:
  • Visualizações: Quantidade de vezes que os clientes visualizaram cada anúncio patrocinado da campanha.
  • Cliques: Quantidade de cliques recebidos em um anúncio patrocinado da campanha.
  • Cliques por Impressão: A taxa representa o número de cliques recebidos pelo seu produto dividido pelo número de vezes que ele foi exibido.
  • Custo por Clique: Custo médio gasto por clique em cada anúncio patrocinado. É comum o mercado se referir a essa métrica como CPC.
  • Investimento: Valor efetivamente consumido por aquele anúncio patrocinado da campanha. A soma desses valores por anúncio seria igual ao “Orçamento consumido” total da campanha.
  • Itens vendidos: Quantidade de itens (SKUs) do produto patrocinado vendidos. A soma desses valores por anúncio seria igual a dos “Itens Vendidos” totais da campanha.
  • Receita por publicidade: Faturamento total das vendas influenciadas pelo anúncio patrocinado em questão. Leia mais em Como funciona a atribuição da receita das minhas campanhas e o que compõe a ”Receita por publicidade”?.
  • Investimento sobre Receita: é o custo total do anúncio patrocinado dividido pela receita gerada por ele. A soma desses valores por anúncio seria igual a do “Investimento sobre Receita” total da campanha.
Nosso time recomenda que você tenha cuidado ao avaliar períodos muito curtos, métricas isoladas do contexto ou anúncios individualmente, principalmente quando há muitos produtos na mesma campanha.

Como funciona a atribuição da receita das minhas campanhas e o que compõe a ”Receita por publicidade”?

Dois tipos de receitas são contabilizadas e atribuídas nos relatórios das suas campanhas, a partir das conversões (vendas) realizadas pelos compradores. Isso é o que chamamos de “Receita por publicidade”, que é composta pela soma da receita direta com a assistida:
  • Receita direta: é quando o comprador clica no anúncio patrocinado e compra exatamente aquele produto que foi clicado.
  • Receita assistida: é quando o comprador clica em um anúncio patrocinado e, a partir desse anúncio, acaba visitando e comprando outros produtos da mesma loja, que não tinham sido clicados ainda. Nesse caso de receita assistida, caso o comprador tenha clicado em vários anúncios patrocinados antes de efetuar a compra, apenas o último anúncio clicado recebe o ”crédito” pela venda ocorrida.
Ao calcular as atribuições direta e indireta, sempre consideramos um prazo máximo de 30 dias entre o clique no anúncio patrocinado e a venda efetiva.

Você consegue ver as porcentagens de receita direta e assistida no painel da campanha, clicando no símbolo “+” que fica no card de “Receita por publicidade”.

Os meus anúncios impactam quais públicos?

Para que o seu anúncio apareça de forma assertiva aos compradores, são considerados alguns critérios de navegação.

Os seus anúncios podem aparecer para os clientes que interagiram com produtos similares aos da sua loja, além de ser considerado o histórico de navegação do comprador (ou seja, o tipo de produto e categoria que aquele usuário acessou recentemente) e interesses de outros clientes que entraram naquela mesma Página de Produto (o famoso “quem viu este produto também viu estes outros produtos”).

Esses critérios estão em constante revisão buscando trazer mais relevância às recomendações de anúncios.

Tem alguém para me ajudar?

Se precisar de alguma ajuda na análise do desempenho da sua campanha de anúncios patrocinados, procure passar o mouse pelos campos existentes para ver se o nosso time já não trouxe alguma explicação para você!

Caso ainda haja dúvidas, procure um ícone na plataforma com um ponto de interrogação para contato com o time de suporte.

Por que Magalu Ads e não outras soluções?

O Magalu é o maior ecossistema para comprar e vender no Brasil, sendo que o e-commerce é um dos que mais cresce no País! São mais de 16.5 milhões de clientes ativos com perfil de compra em loja ou multicanal.

Você pode criar anúncios otimizados de acordo com a inteligência por trás do Marketplace Magalu e a segmentação é feita por trás das câmeras por nós, com base no histórico de navegação dos nossos clientes e outros critérios. Saiba mais sobre como fazemos em Os meus anúncios impactam quais públicos?. E o melhor de tudo é que você só paga quando os compradores realmente mostrarem interesse no seu anúncio!

Além de todos esses benefícios, o Magalu Ads foi desenvolvido para que parceiros ou anunciantes possa criar e acompanhar os resultados de uma campanha de forma simples e intuitiva.

Como faço para me cadastrar na nova solução Magalu Ads Beta?

Para ter acesso à solução e começar a patrocinar seus anúncios é necessário entrar na lista de espera. Basta preencher o formulário (leva menos de um minutinho!) para que nossa equipe entre em contato assim que possível: https://magaluads.com.br/quero-usar/

Em breve o acesso estará liberado para todos os parceiros.